No geral, deputados e senadores acham que o governo Lula se saiu bem na política externa e na relação com o Judiciário em seu primeiro ano. Os parlamentares avaliam, porém, que o relacionamento com o Congresso e o combate à corrupção deixaram a desejar.
Os dados são da mais recente pesquisa Painel do Poder, realizada a cada três meses pelo Congresso em Foco com os principais líderes da Câmara e do Senado. Entre outros pontos, questionamos os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional a respeito do que acham sobre o desempenho do governo Lula em dez áreas distintas. Cada um dos congressistas entrevistados deu uma nota de 1 a 5 para a gestão petista em cada um dos itens listados, que vão de economia, meio ambiente e educação até o relacionamento com o Congresso, o Judiciário e outros países.
Leia também
A rodada mais recente foi realizada em dezembro. Os resultados mostram quais foram, na visão do Congresso, os destaques e as falhas do governo petista em 2023:
- notas mais altas do governo Lula: relacionamento com o Judiciário (3,97), relacionamento com outros países (3,79) e promoção da democracia (3,36).
- notas mais baixas: relacionamento com o Congresso (2,81), combate à corrupção (2,86) e meio ambiente (2,96).
O que mudou
Como a pesquisa é realizada periodicamente, é possível ver que notas aumentaram do início do ano (fevereiro) até o final:
- nota da economia subiu de 2,66 para 3,14 em um ano marcado pela aprovação de projetos importantes como o arcabouço fiscal e a reforma tributária. Resultados econômicos como o PIB e a inflação também indicam hoje resultados mais favoráveis do que previam as projeções do início de 2023.
- melhora geral do país e educação também tiveram alta na avaliação.
O quesito que teve maior queda na avaliação foi a relação com o Congresso, que desceu de 3,1 em fevereiro para 2,81 em dezembro de 2023.
PublicidadeBase, independentes e oposição
O Painel do Poder ainda distribui os resultados de acordo com o perfil dos parlamentares entrevistados: se representam a base do governo, se consideram independentes ou fazem oposição à gestão lulista.
Alguns quesitos, como combate à corrupção, indicam um cenário polarizado – notas altas na base e baixas na oposição. Em outros, o cenário é diferente. Parece ser consenso, por exemplo, que o governo Lula teve boa relação com o Judiciário no ano. Mesmo a oposição deu uma nota acima de 3 para o Planalto nesse critério.
Humor do Congresso
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site.
Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.