Na nossa participação de hoje no Congresso em Foco entrevistamos o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Com foco no tema do impacto da Agricultura Familiar na mesa do brasileiro.
Retomado em 2023, após ser extinto no governo de Jair Bolsonaro, o MDA tem encarado o desafio de dialogar com movimentos populares e de erradicar a fome focado nos pequenos produtores rurais, além da pecuária e pesca sustentáveis. Vamos conhecer os papéis e como, nesta gestão, a Agricultura Familiar e o Agronegócio estão se relacionando.
O MDA tem desenvolvido ações que facilitam os pequenos agricultores a terem acesso aos vários tipos de crédito, além de programas de compras diretas e institucionais como forma de incentivo. O ministro ainda fala em como acessá-los.
Outro ponto importante da conversa é a participação do Brasil no Grupo dos 20 (G-20). Desde abril deste ano, o país assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 e colocou na pauta de prioridades temas sociais como o combate à fome e à pobreza. De maneira inédita, o tema será incorporado em uma reunião do G-20.
Leia também
A Cúpula do G-20 se reuniu em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, e coube ao MDA apresentar de que forma os agricultores familiares têm causado impacto positivo no enfrentamento da fome, da pobreza e das mudanças climáticas.
Acompanhe como, em quase dois anos, a pasta tem sido administrada pelo ministro Paulo Teixeira e os destaques.