Usando o método Delphi, os economistas e cientistas políticos André Sathler e Ricardo de João Braga encontraram uma expressão matemática para as possibilidades de o presidente Jair Bolsonaro encerrar o mandato: 76,5%.
Coordenadores de pesquisa do Congresso em Foco e coautores da análise semanal de cenários que enviamos a assinantes, o Farol Político, eles utilizaram uma técnica ainda pouco empregada no Brasil para chegar a esse número.
O método Delphi é uma forma estruturada de ouvir especialistas sobre temas complexos, inclusive para fazer previsões. O pressuposto é que um grupo organizado de experts tende a fazer melhores projeções do que aquelas feitas individualmente ou por grupos de não especialistas.
Leia também
No Farol enviado nesta sexta-feira (24) aos assinantes do Congresso em Foco Insider, eles explicam o que pesou na balança para conferir a Bolsonaro grande probabilidade de encerrar o mandato, apesar das inúmeras controvérsias políticas e legais relativas à sua atuação como presidente. E também esclarecem por que restou ainda uma margem de 23,5% de chances de afastamento do cargo.
O Farol Político integra o Congresso em Foco Insider, um pacote de serviços a assinantes que compreende ainda análises exclusivas (inclusive em vídeo e em áudio), agenda e resumo semanais, envio de íntegras e alertas por celular. Ao preço promocional de apenas R$ 39,90 por mês, você pode ter tudo isso e muito mais.
Cadastre-se agora para fazer uma degustação gratuita de 30 dias e entenda as chances de Jair Bolsonaro completar o mandato.
PublicidadeVeja o perfil acadêmico dos dois pesquisadores:
André Sathler é professor do Mestrado em Poder Legislativo da Câmara. É economista pela UFMG, mestre em Informática pela PUC-Campinas, mestre em Comunicação pela UMESP e doutor em Filosofia pela UFSCar.
Ricardo de João Braga é professor do Mestrado em Poder Legislativo da Câmara. Possui graduação em Economia (Universidade Estadual Paulista), mestrado e doutorado em Ciência Política (UnB e UERJ) e mestrado no Programa Roads to Democracy, da Universidade Siegen, na Alemanha.