O governo confirmou nesta quinta-feira (13) a nomeação do deputado Celso Sabino (União-PA) para assumir o Ministério do Turismo. A confirmação foi anunciada após uma reunião deste com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto. Esta é a segunda substituição ministerial da atual gestão, que já havia anunciado o plano de retirar a atual ministra, Daniela Carneiro, do mesmo partido.
A troca de Daniela por Sabino se deu após intensa pressão do União Brasil. A ex-ministra é casada com o prefeito de Belford Roxo (RJ), conhecido como Waguinho, que apoiou a campanha eleitoral de Lula em troca de espaço no governo. Em abril, o prefeito migrou para o Republicanos, e seus aliados no Congresso Nacional entraram com ações na Justiça Eleitoral para poder acompanhar o movimento. Daniela foi um deles.
Com a possibilidade de saída de Daniela Carneiro, o União Brasil exigiu sua substituição, indicando o nome de Sabino. O presidente Lula resistiu à pressão até o dia da votação da reforma tributária, na primeira semana de julho. Minutos antes da votação, a executiva nacional do partido deu ao presidente um ultimato: ou ele aceitava a troca, ou não eles votariam a proposta na Câmara. O governo preferiu ceder, divulgando uma nota informando que a ministra fora comunicada de sua exoneração nos próximos dias.
Leia também
Fora do ministério, Daniela Carneiro retorna à Câmara dos Deputados, assumindo o lugar de Ricardo Abrão (União-RJ).