O presidente Jair Bolsonaro chega nesta terça-feira (23) à Nova York onde vai participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Os únicos congressistas a acompanhar o presidente são o seu terceiro filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).
Eduardo é presidente da Comissão das Relações Exteriores na Câmara dos Deputados. O deputado do PSL de São Paulo tem a intenção de ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos e já obteve a autorização do governo americano.
>Eduardo Bolsonaro diz já ter votos no Senado para virar embaixador. Veja o vídeo
>Eduardo diz a senadores que se preparou “a vida toda” para ser embaixador
Leia também
No entanto, o presidente Jair Bolsonaro não enviou o pedido para ser analisado pelo Senado e só deve fazer isso quando tiver a certeza de ter apoio suficiente para oficializar a indicação.
Antes de ser analisado pelos 81 senadores, o nome de Eduardo precisa ser autorizado pela Comissão de Relações Exteriores, presidida por Nelsinho Trad.
Essa é a terceira viagem de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos desde quando tomou posse como presidente da República.
Em março, o político do PSL foi a uma reunião com o presidente do país, Donald Trump. Na época, ele também foi acompanhado por Eduardo e Nelsinho Trad. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) completou o time de congressistas da comitiva presidencial.
Bolsonaro recebeu em maio uma homenagem de empresários no Texas. A viagem presidencial foi acompanhada pelos deputados federais Marco Feliciano (Podemos-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ).