Um grupo de manifestantes fez uma manifestação nesta sexta-feira (29) a prefeitura de Anguillara Veneta, cidade de 4.700 habitantes no norte da Itália onde o presidente brasileiro Jair Bolsonaro será homenageado. Bolsonaro, que chegou na Itália para a reunião do G20 em Roma, deve passar pela cidade na região do Vêneto para conhecer a cidade, terra de seu bisavô.
A ação foi realizada pelo grupo “Riseup4ClimateChange” (“Se erga contra pelas mudanças climáticas”, em tradução livre), que se define como um “espaço político autônomo pela justiça climática”.
Veja trechos da ação, em vídeo do grupo:
Durante a manifestação, um grupo grafitou os dizeres “Fora Bolsonaro” na entrada do edifício, enquanto outros, munidos de um spray de maior capacidade, picharam de vermelho a entrada do edifício.
Leia também
Parte da sociedade civil da pequena cidade, próxima de Veneza, se colocou contrária à presença do líder brasileiro e da homenagem a ele prestada. A diocese local disse que o título de cidadão honorário encaminhado a Bolsonaro é motivo de “grande constrangimento”; a prefeita da cidade é filiada a Lega, partido de extrema-direita italiano, e deverá entregar o título a Bolsonaro após a reunião de líderes mundiais.