O presidente Jair Bolsonaro (em partido) condecorou seus filhos pelo menos seis vezes desde que assumiu a Presidência da República.
De acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco, o terceiro filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foi homenageado quatro vezes e o filho mais velho, senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) recebeu duas condecorações.
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), segundo filho, não recebeu honrarias do pai.
> Bolsonaro condecora Moro em primeiro encontro após vazamentos
> Jair e Flávio Bolsonaro serão presidente e vice do Aliança pelo Brasil
A homenagem mais recente foi divulgada nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial da União. Entre os agraciados com a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União está Eduardo.
Também foram escolhidos o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e David Soares, filho do pastor R.R. Soares, fundador da Igreja da Graça de Deus.
Leia também
Segundo a AGU os escolhidos são feitos por “notáveis serviços à Advocacia-Geral da União ou aos órgãos a ela vinculados”.
Eduardo Bolsonaro já recebeu também em 2019 a Ordem do Rio Branco, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, a Ordem do Mérito Naval e a Ordem do Mérito da Defesa, as duas últimas organizadas pelas Forças Armadas.
Já o senador Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo presidente para receber a Ordem do Rio Branco e a Ordem do Mérito Naval.
De acordo com reportagem feita pelo jornal Folha de São Paulo publicada em agosto de 2019, o governo gastou R$ 1,6 milhão no primeiro de semestre de 2019 com a confecção de medalhas.
Em nota enviada ao jornal, o Ministério da Defesa declarou que “as medalhas representam uma antiga tradição militar, uma forma de homenagear àqueles que se destacaram”.
> Eduardo imita o pai e dá banana a deputadas críticas a Bolsonaro