Mesmo que a Europa esteja registrando uma nova onda de Covid-19 e uma nova variante tenha sido registrada na África do Sul, o presidente Jair Bolsonaro nega fechar os aeroportos do país para conter o avanço de novas variantes do coronavírus.
Em conversas com apoiadores no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (26), Bolsonaro comentou que não tinha solução para a pandemia: “Boa notícia: tá vindo uma outra onda de Covid. Lamentável”.
Assista o vídeo:
O presidente falou que não iria mais discutir o assunto e se preparou para ir embora, quando um apoiador sugeriu o fechamento dos aeroportos para evitar os acontecimentos do início da pandemia. “Que loucura é essa? Fechou aeroporto e o vírus não entra?”, respondeu irritado o chefe do executivo.
Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota técnica onde recomenda medidas de restrição para voos procedentes de seis países da África. Identificada no sul do continente, a variante B.1.1.529 contém múltiplas mutações associadas ao aumento da resistência a anticorpos, o que pode reduzir a eficácia das vacinas.
Leia também
No entanto, as medidas dependem de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para entrarem em vigor.
Deixe um comentário