O presidente eleito Jair Bolsonaro chega a Brasília por volta das 8h30 desta terça-feira (27) e deve reunir-se com os membros do gabinete de transição e de seu futuro governo. As conversas estão previstas para começar às 10h no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde a equipe está instalada.
A expectativa é de que Bolsonaro conclua nesta semana as definições sobre sua equipe. A partir das 14h também estão programadas reuniões do presidente eleito com autoridades. No entanto, a assessoria do político não divulgou com quem serão as conversas.
Ainda faltam definições para os ministérios do Trabalho, Cidades, Integração Nacional, Meio Ambiente, de Direitos Humanos, Mulheres, Minorias e Desenvolvimento Social e o de Minas e Energia. Porém, ainda não se sabe se algumas destas pastas serão fundidas ou perderão o status de ministério. O Congresso em Foco lista a seguir quais nomes já foram confirmados pelo presidente eleito:
– Casa Civil: Ônix Lorenzoni;
– Secretaria Geral da Presidência: Gustavo Bebianno;
– Secretaria de Governo: general Carlos Alberto dos Santos Cruz;
– Gabinete de Segurança Institucional: general Augusto Heleno;
– Economia: Paulo Guedes;
PublicidadeLeia também
– Justiça e Segurança Pública: Sérgio Moro;
– Defesa: general Fernando Azevedo e Silva;
– Agricultura: Tereza Cristina;
– Educação: Ricardo Vélez;
– Saúde: Luiz Henrique Mandetta;
– Relações Exteriores: Ernesto Araújo;
– Ciência e Tecnologia: Marcos Pontes;
– Controladoria Geral da União (CGU): Wagner Rosário;
– Advocacia Geral da União (AGU): André Luiz Mendonça.
Agenda militar
Nesta semana Bolsonaro participa ainda de três formaturas de integrantes das Forças Armadas. Na quarta-feira (28) no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio, na sexta-feira (30), da Escola Superior de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Militar, e no sábado (1º), da Academia das Agulhas Negras, onde ele se formou, em Resende, no interior do estado.
Porém, a expectativa é para o encontro do presidente eleito às 7h de quinta-feira (29) com o chefe do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. A reunião foi confirmada pelo norte-americano e pela equipe de Bolsonaro. A pauta do encontro não foi divulgada.
Com informações da Agência Brasil.