Durante visita oficial a uma feira agropecuária em Uberaba (MG) o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus eleitores e aliados a participarem dos atos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a favor do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) convocados para este domingo, 1º de maio.
De acordo com o presidente, os atos não serão para protestar, mas para mostrar que o Brasil está no caminho certo e enfatizar que todos precisam jogar dentro das quatro linhas da Constituição, em claro recado ao STF.
“[Quero] dizer a todos vocês que, porventura, irão às ruas amanhã, não para protestar, mas para dizer que o Brasil está no caminho certo, que o Brasil quer que todos joguem dentro das quatro linhas da Constituição e dizer que não abrimos mão da nossa liberdade”, afirmou Jair Bolsonaro.
Por temor de discursos inflamados que possam aumentar a crise entre o governo e o STF, aliados do presidente defendem que ele não participe dos atos em apoio ao deputado federal Daniel Silveira neste domingo. Muitos temem que as manifestações possam repetir os atos antidemocráticos de 7 de Setembro do ano passado.
Estão previstas manifestações em pelo menos cinco capitais: São Paulo, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo organizadores, Bolsonaro ainda não definiu se participará do ato na capital federal.