De acordo com o Ipec, a avaliação positiva do governo Lula aumentou de 33% para 37%, em relação ao último levantamento realizado em março. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (11), também indicam melhora da confiança no governo, que subiu de 45% para 46%.
O Ipec ainda avaliou a aprovação do governo, que aumentou um ponto. Já o número de pessoas que desaprovam Lula caiu de 45% para 44%. Segundo a pesquisa, 66% dos eleitores que votaram em Lula consideram a gestão ótima ou boa. O índice de avaliação positiva é maior na região Nordeste, onde subiu de 43% para 53%.
A aprovação também aumentou de 39% para 48% entre os entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo. A classificação por gênero revela que 38% das mulheres consideram o governo bom ou ótimo, entre os homens o percentual é de 35%. O Ipec ainda considerou o fator raça. A avaliação positiva entre os entrevistados negros chega a 40%, já os brancos somam 33% .
A avaliação da gestão de Lula como ótima ou boa também é expressiva entre os entrevistados com 60 anos ou mais (48%) e católicos (44%). Os entrevistados que consideram a atual gestão do presidente negativa representam 31%, na pesquisa anterior somavam 32%, 2% não souberam ou não quiseram opinar. A avaliação negativa é maior entre os eleitores de Bolsonaro (61%) e evangélicos (39%).
Leia também
O Ipec realizou o levantamento entre os dias 4 e 8 de julho, em 129 municípios. Foram ouvidas 2.000 pessoas maiores de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Quaest: aprovação de Lula vai a 54% e volta a descolar da reprovação. Veja os números