Foi publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União a nova lei que estabelece auxílio emergencial para artistas. O texto, chamado pelos parlamentares de Lei Aldir Blanc, em homenagem ao artista falecido em decorrência da covid-19, prevê a destinação de R$ 3 bilhões para o setor cultural. O dinheiro deverá ser repassado pela União, em parcela única, para estados e municípios.
Veja a íntegra da Lei 14.017/2020
> Novo relatório ao PL das fake news expande hipóteses para exclusão de conteúdo
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
O objetivo da iniciativa, apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), é ajudar profissionais da área e espaços que organizam manifestações artísticas que foram obrigados a suspender suas atividades por causa da pandemia.
O texto prevê o pagamento de três parcelas de R$ 600 para os artistas informais. Estima-se que o setor emprega, em todo o país, mais de 5 milhões de pessoas.
Os artistas poderão usar o dinheiro “como subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições organizações culturais comunitárias”.
A lei também permite o uso do recurso em editais, chamadas públicas; prêmios; compra de bens e serviços vinculados ao setor cultural; instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.
> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país
É preciso ver que tipo de artista merece essa ajuda, ou melhor, qual sua situação econômica, pois do contrário ajudarão (NÓS ajudaremos, com nosso dinheiro) artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, outros da Máfia do Dendê, ou Francisco Cuôco, Ivete Sangalo, Tarcísio Meira e outros outros que nem sabem onde gastar a fortuna que ganham. Por outro lado, artistas não tão divulgados merecem alguma ajuda, como alguns do circo, ou mesmo artista de rua…
ESSES ARTISTAS NÃO POBRES E MUITOS CARENTES DA AJUDA DO GOVERNO
É QUERER BRINCAR O COM BRASIL
QUE PALHAÇADA ESSAS MÍDIAS, ESSES QUE SE FAZEM PARTE DA CULTURA…
QUE HIPÓCRITAS..
QUE MENTIROSOS
3 BILHÕES DO DINHEIRO PÚBLICO????
PARA ARTISTAS QUE SEQUER PRECISAM
ISSO ESTÁ ERRADO
BOLSONARO NÃO PODE APROVAR UMA LEI DE BAGUNÇA COM O DINHEIRO PÚBLICO ASSIM