O Ministério de Minas e Energia confirmou, nesta terça-feira (25), que o almirante Anatalício Risden irá ocupar o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, empresa que gerencia a geração e transmissão da principal usina hidrelétrica brasileira. A notícia da nomeação veio horas após a estatal anunciar que o general João Francisco Ferreira pediu exoneração do cargo, alegando razões pessoais para tal.
Ferreira deixou o cargo após dez meses, sucedendo o também general Joaquim Silva e Luna, hoje presidente da Petrobras. Com isso, a hidrelétrica chega a três anos sob o comando de figuras militares no lado brasileiro.
Como a usina está no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, todo funcionamento da geradora é dividida igualmente entre os dois países. As decisões a partir de agora tomadas por Anatalício em Itaipu serão coordenadas com um grupo de mesmo tamanho composto de paraguaios.
Apesar de ser a usina que mais gerou energia na história da humanidade, e uma das mais potentes em todo o mundo, a energia de Itaipu é dividida igualmente entre os dois países: como o Paraguai não faz uso da energia, revende o excedente para Brasil e Argentina, que demandam maior carga energética.
Leia também