O presidente Lula realizou nova avaliação médica nesta terça-feira (22), no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, para verificar a situação de seu ferimento na cabeça, decorrente do acidente sofrido durante o banho no último sábado (19). A equipe médica concluiu que seu quadro de saúde segue estável, e que ele está apto para retomar a rotina de trabalhos.
De acordo com o boletim médico, assinado pelo diretor de governança clínica da unidade, Rafael Gadia, e pela diretora clínica Luiza Dib, o presidente deverá realizar um novo exame nas próximas 72 horas. Até lá, deverá seguir sob acompanhamento da equipe médica.
Lula se recupera de um traumatismo craniano leve, que sofreu após acidente doméstico no Palácio da Alvorada. No dia, após levar cinco pontos, a equipe médica havia constatado que seu quadro não era grave, mas que outros exames seriam necessários. O ferimento foi o motivo para o cancelamento de sua viagem à cidade de Kazan, na Rússia, onde está em curso a cúpula dos Brics (sigla para o bloco internacional que, além do Brasil, reúne Rússia, Índia, China e África do Sul).
Leia também
O presidente chegou a cumprir algumas agendas desde o acidente. Ontem (segunda-feira, 21), participou de reunião com o secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o assessor especial de Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele também conversou com o candidato à prefeitura de Camaçari (BA) pelo PT, Luiz Caetano, quando comentou que o episódio “foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada”.