Com a posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), o presidente Lula encerra os compromissos da semana para realizar a cirurgia no quadril, prevista para sexta-feira. O presidente sofre com um quadro de artrose, que compromete sua locomoção e provoca dores que afetam seu humor.
A cirurgia em questão é uma artroplastia total de quadril, procedimento em que é introduzida uma prótese de metal dentro do fêmur, e a parte que conecta o osso à bacia é removida e substituída por outra prótese de metal. Apesar de complexa, é uma cirurgia considerada rápida e de baixo risco. Após a operação, Lula permanecerá internado até terça-feira (3) no Hospital Sírio-Libanês.
O pós-operatório está previsto para durar duas semanas, período em que o presidente ficará afastado da função. Nesse meio tempo, assume o vice, Geraldo Alckmin. Na última quarta-feira, os dois estiveram reunidos, junto com quadros da cúpula do Planalto, para definir as diretrizes para a atuação do governo até o retorno do presidente.