Políticos ligados ao governo Lula (PT) saíram em defesa do ministro da Justiça, Flávio Dino, depois de o presidente apoiar Dino publicamente. Na manhã desta quarta-feira (15), Lula afirmou que o ministro da Justiça está sendo alvo de “ataques artificialmente plantados”.
As mensagens do presidente e de seus aliados são uma resposta a fake news de que Dino teria se encontrado com uma representante da facção criminosa Comando Vermelho (CV). O ministro já afirmou que irá processar o vereador paulista Fernando Holiday (PL) pela disseminação de fake news.
Aliado e entusiasta de Jair Bolsonaro, Fernando Holiday é opositor ferrenho de Flávio Dino. Após a publicação da matéria do Estadão noticiando, na última segunda-feira (13), a presença da esposa de um dos líderes do Comando Vermelho, Luciana Barbosa Farias, em duas comitivas que se reuniram com secretários da pasta, o ministro foi questionado sobre o tema e afirmou nunca ter recebido ela em seu gabinete ou ter tido contato com ela.
Holiday respondeu em suas redes sociais alegando que a afirmação de Dino era mentirosa, e publicou um vídeo do que seria Flávio Dino abraçado com Luciana Barbosa, dizendo que lhe conhecia e era “seu fã”. “Se tivesse um mínimo de decência, já deveria no mínimo renunciar”, declarou na descrição. A publicação foi apagada minutos depois.
A mulher na gravação, porém, era a comediante Ví Álvares, que publicou um vídeo desmentindo a publicação de Holiday, que foi replicado por outros influenciadores bolsonaristas.
A publicação de Lula em defesa de Dino desencadeou outras manifestações de governistas. Veja abaixo:
- Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais:
As acusações infundadas contra o ministro @FlavioDino são irresponsáveis. Presto, também, todo meu apoio ao amigo Dino e contra quem promove ódio e fake news. https://t.co/kDJIVBInPP
— Alexandre Padilha (@padilhando) November 15, 2023
- José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara dos Deputados:
Reforço a minha solidariedade ao ministro @FlavioDino, que vem fazendo um trabalho importantíssimo no nosso governo. Merecem repúdio todos esses ataques e mentiras sobre ele. Nosso governo segue forte e cuidando do Brasil. https://t.co/nsm1I34uHa
— José Guimarães (@guimaraes13PT) November 15, 2023
- Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Os que imaginam que seremos acuados por ações orquestradas do crime organizado e das milícias bateram em porta errada. Todo apoio e solidariedade ao ministro @FlavioDino. As digitais dos milicianos e seus aliados estão cada vez mais nítidas. Não recuaremos um milímetro na…
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 15, 2023
- Augusto de Arruda Botelho, Secretário Nacional de Justiça:
Tenho a honra e orgulho de trabalhar ao lado de um homem que dedica sua vida ao Brasil. No judiciário, no executivo, no parlamento e agora no @mjspgov.@FlavioDino é um exemplo de ética, dedicação, humanidade e caráter.
Nós do MJ não nos abalaremos nem recuaremos. Jamais.— Augusto de Arruda Botelho (@augustodeAB) November 15, 2023
- Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos:
Para mim, é evidente que estes ataques difamatórios, claramente coordenados, têm como alvo central o corajoso trabalho que o Ministro @FlavioDino realiza à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ele manifesto minha solidariedade e justa admiração.
Há também por…
— Silvio Almeida (@silviolual) November 15, 2023
- Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), senador e líder do Governo no Congresso nacional:
O ministro @flaviodino é um homem íntegro, ético e que tem sido fundamental para a reconstrução democrática do Brasil. As fake news e o ódio envolvendo o seu nome fedem a desespero. Sabemos que, graças ao trabalho irretocável do @mjspgov, o cerco contra quem conspirou contra a…
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 15, 2023
- Weverton (PDT-MA), senador:
Minha solidariedade ao ministro @FlavioDino , que vem sendo vítima de uma campanha difamatória infundada.
Todos sabem que estivemos em lados separados na última eleição, mas o conheço o suficiente para dizer que criar uma ligação entre ele e o tráfico é artimanha mirabolante.— Weverton (@wevertonrocha) November 15, 2023
- Jorge Messias, ministro da Advocacia Geral da União:
Minha solidariedade ao Ministro @FlavioDino, vítima de injustas e infundadas acusações. A verdade, além de libertar, sempre acaba prevalecendo. https://t.co/OWBUUbmDvX
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) November 15, 2023
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também republicou em suas redes sociais a mensagem de Lula sobre Dino. “Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira”, diz a mensagem do presidente.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, também saiu em defesa de Dino. Em uma nota, o presidente do banco estatal afirmou que o ministro da Justiça tem “uma trajetória irretocável em todas as funções que exerceu na vida pública”.
“Portanto, são irresponsáveis e levianos os recentes ataques que tentam apenas desgatar a imagem do ministro. Dino continua com o apoio dos democratas e daqueles que acreditam em um Brasil mais justo e solidário para todos e todas”, diz a nota.