O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, também conhecido como Conselhão, realizou nesta quinta-feira (27) sua terceira reunião plenária no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento contou com a participação do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de outros ministros e autoridades.
Na reunião, Lula sancionou diferentes medidas, incluindo o programa Mover, no qual está inserida a taxação de produtos comprados pela internet a partir de US$ 50, a chamada “taxação das blusinhas”, aprovada pelo Congresso. Assista:
Durante o evento, os membros do conselho, representando diversos setores empresariais, movimentos sociais e da sociedade civil, discutiram com o presidente sugestões relacionadas à elaboração de políticas visando à redução das disparidades sociais e à promoção do desenvolvimento econômico sustentável do país.
Leia também
A abertura é conduzida por Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. Também discursou o vice-presidente Geraldo Alckmin, bem como os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
À tarde, está programada uma mesa redonda de discussão entre os conselheiros, o ministro Padilha e Miriam Belchior, ministra-interina da Casa Civil.
Recriado pelo governo federal no ano passado, o Conselhão realiza sua terceira reunião para debater a conjuntura atual e propor políticas públicas em diversas áreas. As reuniões anteriores ocorreram em maio e dezembro do ano passado. O fórum é composto por mais de 200 representantes da sociedade civil, incluindo empresários, banqueiros, agronegócio, agricultura familiar, trabalhadores do setor produtivo, financeiro, de serviços e rurais, membros da comunidade científica, esportiva, ambientalista e de comunidades tradicionais.