A visita do empresário Elon Musk ao Brasil ao Brasil, nesta sexta-feira (20), revelou alguns fatos inusitados. Em agenda em Porto Feliz, em São Paulo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, não escondeu a emoção de estar ao lado do empresário. “É uma grande honra estar aqui com você. Muito obrigado, você é um visionário, você é brilhante e acho que todos aqui estão muito felizes em estar presente. Minha esposa está aqui!”. Na ocasião, o ministro anunciou a entrega de uma medalha de honra ao empresário e agradeceu Musk pelo projeto de monitoramento da Amazônia.
Em entrevista a jornalistas, Faria afirmou que o monitoramento pela empresa de Musk, a Starlink, não afetará a soberania do país no monitoramento do desmatamento e dos incêndios legais na Amazônia.
“Eles que estão abrindo mão da soberania deles para nós. Pergunta constante, mas falta conhecimento nesse caso, porque teremos, no futuro, milhares de satélites e, se o governo brasileiro puder ter informações para agir, é muito melhor”, destacou Faria.
Leia também
A Starlink pretende operar com satélites na órbita baixa do Brasil. O governo federal também quer utilizar os equipamentos para levar internet para áreas rurais e lugares remotos.
“Quem libera os satélites para o espaço não é o governo brasileiro. Os satélites estão lá. O que queremos é que todas as informações que eles já têm sejam divididas com o governo”, afirmou o ministro das Comunicações.