O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) expulsou da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (16), o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver o parlamentar empurrando o militante do MBL para fora do prédio após ter sido provocado por Costenaro.
Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, Gabriel Costenaro é um influenciador digital. Em seus vídeos, ele provoca deputados, jornalistas em transmissões ao vivo, estudantes universitários e militantes de esquerda durante manifestações. No vídeo (assista mais abaixo), é possível ver que o influenciador importuna o parlamentar, que primeiro revida com questionamentos.
“Violência doméstica da sua parte. Seus seguidores não sabiam?”, questionou Glauber em referência a um caso de Costenaro contra a ex-companheira. O militante do MBL, porém, alegou que venceu o referido processo por “difamação”. O parlamentar também disse que o influenciador ameaçou a mãe de um militante do Psol.
Leia também
Aos gritos de “põe para fora, deputado” e “vergonha”, Glauber começa a empurrar Gabriel Costenaro para fora do anexo da Câmara dos Deputados e lhe desfere um chute nas pernas. Alguns homens tentam dissuadir o parlamentar, já do lado de fora, afirmando que “é isso que ele quer” e dizendo “não deixa esse babaca (sic) aparecer em cima de você, não, Glauber”.
Glauber Braga expulsa militante do MBL da Câmara na base do chute na bunda. Vídeo do @LulaMarques pic.twitter.com/W1JaRVqcaI
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 16, 2024
Publicidade
Posteriormente, Glauber discutiu com o deputado Kim Kataguiri (União-SP), que ganhou notoriedade pública e política como um dos cofundadores e coordenadores do MBL. A interação também foi registrada em vídeo. O psolista chama o colega de “defensor do nazismo”, em referência à participação de Kim Kataguiri no Flow Podcast, na qual o parlamentar se opõe à criminalização do nazismo na Alemanha. No vídeo, é possível ver policiais da Polícia Legislativa Federal contendo Glauber Braga e o separando de Kim Kataguiri.
Momento que Glauber Braga chama Kim Kataguiri de “defensor do nazismo” e seguranças entram no meio deles para separar briga. Se compartilhar o vídeo, diz que saiu daqui. Eu deixo aberto aí para baixar, só avisem de onde saiu. pic.twitter.com/qsimdQtIaI
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 16, 2024
Nas redes sociais, Glauber afirmou: “Não me arrependo absolutamente de nada do que fiz!”. Conforme o deputado, “esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava”.
“Nós não podemos aceitar esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL. Não vamos aceitar. Eles tentam nos intimidar, tentam através do medo, fazer com que a gente recue, nós não vamos recuar para militante fascista, nem do MBL, nem de organização nenhuma”, complementou o deputado.
O deputado Kim Kataguiri, por sua vez, escreveu no X, antigo Twitter, que vai entrar com pedido de cassação contra Glauber Braga. “Não é de hoje que Glauber Braga tem adotado uma postura inaceitável para um parlamentar. Hoje ele extrapolou todos os limites ao agredir Costenaro, um membro do MBL que estava quieto na dele”, disse.