A senadora Soraya Thronicke (MS) anunciou nesta segunda-feira (26) a sua desfiliação do União Brasil e sua transferência para o Podemos. A parlamentar inclusive já agendou a sua cerimônia de filiação à nova sigla, prevista para a tarde de quarta-feira (28). Com isso, os dois partidos passam a contar com o mesmo número de parlamentares na Casa.
Soraya foi um dos quadros de maior atuação dentro do União. Ela participava do partido desde antes de sua criação: sua eleição ao Senado, em 2018, se deu por meio do PSL, partido que até então abrigava o ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando a base de apoio de Bolsonaro migrou para o PL, Soraya permaneceu em sua sigla de origem, que fundiu com o Democratas ao final de 2021.
Ainda no União Brasil, Soraya Thronicke competiu à Presidência da República em 2022. Ela pautou sua campanha ao redor da proposta de unificação tributária, principal bandeira de sua sigla.
Na primeira quinzena de junho, a possibilidade de migração partidária por parte de Soraya foi cogitada entre interlocutores. No dia 14, afirmou em suas redes sociais que a informação era improcedente.