O Hospital DF Star anunciou neste domingo (30) a alta da senadora Soraya Thronicke (União-MS), que estava desde o dia 21 internada na UTI em função de uma crise alérgica intensa. A equipe médica também informou que a parlamentar seguirá o tratamento de casa, por meio de medicação, até que esteja completamente recuperada.
De acordo com o hospital, a senadora apresentou sintomas de uma alergia intensa, mas sem uma causa identificada. Ela foi logo enviada para a UTI, onde ficou aos cuidados de um médico imunologista. A partir do dia 28, seu quadro de saúde estabilizou: a parlamentar voltou a respirar sem dificuldade e se alimentar por conta própria, mas permaneceu com sintomas manifestados em sua pele.
A partir do dia 29, a unidade de saúde anunciou a possibilidade de alta no domingo, o que foi confirmado nesta manhã. Em suas redes sociais, o senador Sergio Moro (União-PR) se manifestou. “Desejo melhoras e pronto restabelecimento”, publicou em seu Twitter.
Quadros alérgicos intensos, como o ocorrido com Soraya, podem acontecer por uma série de fatores. Trata-se de uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com determinados alimentos, medicações, animais ou substâncias, cuja sensibilidade varia para cada pessoa. O tratamento é feito utilizando medicamentos antialérgicos, antiinflamatórios e/ou, em casos mais graves, corticóides.
Leia também
Sintomas de alergias podem envolver dificuldades respiratórias, inflamações na laringe, reações cutâneas e, em casos muito intensos, a morte, como ocorreu com o influenciador digital Brendo Yan da Silva na última quinta-feira (27). O tratamento é feito com acompanhamento de médicos alergistas ou imunologistas, e exames preventivos podem ser realizados em hospitais para identificar possíveis gatilhos de alergia e assim evitar a exposição às suas causas.