A senadora Simone Tebet (MDB-MS) realizará nesta quarta-feira (14), a partir das 16h, seu discurso de despedida do Senado Federal. Eleita em 2014, Tebet foi candidata à presidência da República este ano, ficando em terceiro lugar. Portanto, não fará parte da próxima legislatura.
Confira ao vivo:
A sessão do Plenário está prevista para começar às 16h e Tebet é a quarta inscrita para falar. A expectativa é de que ela fale por volta das 17h.
Em sua primeira disputa presidencial, a senadora sul-mato-grossense superou as expectativas e obteve 4,9 milhões de votos, mais do que nomes consolidados na política, como Ciro Gomes (PDT). Após o primeiro turno, Tebet declarou apoio a Lula (PT) e passou a atuar na campanha do presidente eleito.
Leia também
“Não cabe a opção pela neutralidade”, disse Tebet. “Ainda que mantenha as críticas que fiz, depositarei em Lula o meu voto, porque reconheço nele o compromisso com a democracia, o que desconheço no atual presidente”, afirmou a senadora.
Tebet viajou pelo país e atuou para aproximar seus eleitores do candidato petista, inclusive de setores com resistências a candidatura de Lula, como o agronegócio. Após a vitória, a senadora entrou para a equipe de transição de governo, na área de desenvolvimento social.
No seu anúncio, a senadora afirmou que a pauta social foi o grande projeto que se sagrou vencedor nas urnas. “É disso que nós temos que tratar. Da fome, da geração de emprego, renda, e de recursos para fazer políticas públicas, habitação, melhoria na área da saúde, da educação. Então, nessa divisão não poderia ter outra opção a não ser escolher desenvolvimento social e isso foi acatado pelo vice-presidente e nós vamos colaborar”, disse na ocasião.
A indicação de Tebet para a transição foi um grande indicativo de que a senadora assumiria o cargo de Ministra do Desenvolvimento Social. No entanto, membros do PT hesitam em dar uma Pasta com tanto alcance para uma possível candidata em 2026, especialmente com o aumento do Bolsa Família para R$ 600, caso a PEC da Transição seja aprovada.