O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que a sessão do Congresso Nacional que estava marcada para esta terça-feira (7), voltada a analisar vetos presidenciais, foi suspensa porque não haveria acordo em “vários” vetos. Ele, porém, disse não saber em quais vetos não haveria acordo tramado pelo líder do governo no Congresso Nacional, Eduardo Gomes (MDB-TO).
Segundo Pacheco, alguns deles estariam próximos de entendimento. Mas acabaram ocorrendo reveses de última hora e não ficou claro se o governo poderia participar de novas negociações. “É importante esgotarmos o acordo para termos sessões otimizadas, com efeito real. Se for discutir cada veto e votar cada veto, fica delicado”, indicou o presidente do Parlamento. “Sei que houve uma instabilidade em relação a este acordo, então o melhor foi cancelar, para que haja uma participação clara e efetiva do governo – para saber o que ele está disposto a estabelecer de acordo com as lideranças ou não”
Leia também
A suspensão da sessão foi uma surpresa, porque informações de acordo entre os líderes chegaram a ser divulgadas. Inclusive, chegou a ser divulgada uma tabela produzida pela própria Liderança do Governo no Congresso com os artigos que já haviam acordo para derrubada.
Pacheco disse que pretende marcar o mais rápido possível uma nova sessão, e indicou que ela poderá acontecer na sexta-feira (10), ou então na próxima semana, na segunda-feira (13). “Temos que usar todos os dias úteis até o recesso para esgotar a pauta do Senado e a pauta do Congresso”, disse o senador.