O plenário do Senado deu início nesta segunda-feira (22) ao esforço concentrado para apreciar as indicações do Executivo para autoridades que vão assumir funções no Judiciário e também nas embaixadas brasileiras no exterior. Os nomes passaram a manhã e o início da tarde em análise nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Relações Exteriores da Casa.
As indicações judiciais são para os cargos de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), bem como conselheiros para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), os dois últimos indicados pelo Senado. No exterior já estão sob análise os novos ocupantes para as embaixadas da Mauritânia, Sudão, Tunísia, Jordânia e Guiné Equatorial, bem como representantes brasileiros na Organização das Nações Unidas.
Ao todo, o Senado analisou e aprovou cinco autoridades, todas para órgãos judiciais. Restam ainda sete nomes para apreciação na quarta-feira, todos de quadros diplomáticos.