Após reunião de lideranças no Senado realizada na manhã desta quinta-feira (3), representantes de blocos partidários estipularam a próxima terça-feira (8) como a data de definição de uma audiência pública no Plenário em que serão convidados todos os governadores do país para tratar de pontos de discórdia da reforma tributária, aprovada na Câmara no dia 7 de julho.
De acordo com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), presente na reunião de líderes, a reforma tributária passa a ser o assunto prioritário do Senado na semana que vem e a sessão temática com os governadores foi pedida a ele pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO). Segundo o parlamentar, outros governadores manifestaram interesse em comparecer ao encontro.
Kajuru ainda afirmou que o texto da reforma tributária chega às mão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na tarde desta quinta-feira, vindo diretamente do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O prazo para votar a reforma no Senado está previsto para o mês de outubro.
Leia também
Na quarta-feira (2), o relator da reforma no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que entre seis e oito audiências públicas devem ser realizadas para tratar do tema, considerado prioritário pelo governo. “A reforma tributária, aprovada na Câmara, sejamos justos, a maioria nem leu o texto, foi votada a toque de caixa e no Senado não será votada dessa forma. O presidente Pacheco garantiu isso com a concordância de todos”, declarou Kajuru, que é aliado de Caiado, um dos governadores contrários à reforma.
Aprovada em votação histórica na Câmara dos Deputados na noite de 6 de julho e na madrugada do dia 7, em dois turnos, a reforma tributária só deve ser apreciada em outubro pelo plenário do Senado. Antes do plenário, o texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão de Assuntos Econômicos.