Os senadores aprovaram no início da sessão desta terça-feira (20) o Projeto de Lei (PL) 2930/22, que permite o reajuste salarial dos servidores do Senado Federal. O reajuste previsto é de 19,24% em três anos, dividido em parcelas anuais. De acordo com o projeto, o custo da medida será superior a R$ 5 bilhões pelos próximos anos. Os recursos sairão do orçamento do próprio Senado.
A aprovação foi costurada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A proposta inicial proposta pela Comissão Diretora do Senado previa a recomposição salarial no prazo de quatro anos. A inflação acumulada desde o último reajuste em 2016 chega a 25%.
Pela proposta, haverá reajuste de 6% em 2023 e de 6,6% nos anos de 2024 e 2025. O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) defendia que o reajuste fosse concedido em dois anos.
A proposta será encaminhada à Câmara. Nos próximos dias o Congresso também deve analisar os reajustes para os servidores da Câmara (PL 3029/2022) e do Tribunal de Contas da União (PL PL 2955/2022), ambos com o mesmo percentual.
Também deverão ser aprovados este ano reajuste para o funcionalismo do Executivo e do Judiciário.
Leia também
Vai ter aumento? Três cenários para o reajuste dos servidores
Publicidade