Presente na lista de 26 políticos que teriam espalhado notícias falsas sobre a covid-19, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) contestou o Congresso em Foco a informação ali contida de que era falsa a informação que ela disseminou.
Na lista, Sâmia aparece por ter postado que a vacina contra H1N1 seria produzida pelo laboratório Sinovac Biotech, o mesmo que produz a vacina Coronavac. De acordo com a lista da CPI, obtida pelo Congresso em Foco, a agência Lupa, de checagem de fatos, afirmou que tais informações seriam incorretas.
“No dia 21 de outubro, dissemos que a vacina da H1N1 que hoje protege os brasileiros contra essa doença foi desenvolvida pela Sinovac Biotech. O laboratório chinês foi pioneiro no desenvolvimento dessa vacina que, inclusive, passou por todos os testes regulatórios da Anvisa. Atualmente, a vacina distribuída pelo SUS é produzida pelo Instituto Butantan. A informação que publicamos é correta. Repudiamos o preconceito embutido no discurso daqueles que negam a coronavac por sua origem chinesa ignorando que foram imunizados por uma vacina também desenvolvida originalmente por um laboratório chinês. Reforçamos nosso compromisso em combater a desinformação e a ignorância”, escreve Sâmia, em nota.
Leia também
A deputada lista diversos veículos que também afirmam que a vacina é produzida pelo mesmo laboratório. Inclusive o site ONU News, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
> CPI lista 26 políticos que espalharam fake news sobre covid. Veja quem são