A reforma tributária foi aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (15). Integrantes da oposição falaram contra o texto e entraram em obstrução, tática para atrasar uma votação. Apesar disso, 17 deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram a favor da proposta, considerada prioritária pelo governo Lula. Ao todo, 16 apoiaram a medida já no primeiro turno. O deputado Tiririca (PL-SP), que havia registrado voto contra na primeira rodada, votou favoravelmente à PEC no segundo turno.
O PL conta com 96 deputados no exercício do mandato atualmente. Ou seja, é o maior partido da Câmara. Os líderes partidários do Partido Liberal falaram contra a reforma. O principal argumento do PL é que o texto não foi discutido o suficiente.
“Nós entendemos que a matéria não está madura. Por mais que se alegue que se está há muito tempo esperando uma mudança tributária, uma reforma; sim, há muito tempo, mas na discussão aqui não há tanto tempo assim e houve as questões de ordem que foram levantadas de estar apensa a uma PEC já arquivada”, disse Bia Kicis (PL-DF) ao anunciar obstrução do PL no início da discussão.
Leia também
Apesar disso, o PL se disse a favor da reforma tributária. No entanto, criticava o texto atual, que, segundo o partido oposicionista, ataca os setores de serviço e do agronegócio.
“É lógico que nós somos favoráveis a uma reforma tributária. É senso comum na Casa, mas para ajudar a indústria não podemos atacar alguns setores, por exemplo: o setor de serviços. Não podemos atacar o agro, com o aumento de imposto. Poderíamos discutir mais essa reforma para poder equalizar essa questão. Assumo que houve grandes avanços”, disse Capitão Alberto Neto (PL-AM).
As falas dos líderes partidários, no entanto, não alteraram o voto de 17 deputados do PL que votaram a favor da PEC da reforma tributária, em um ou nos dois turnos. São eles:
- André Ferreira (PL-PE) – 1º turno
- Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) – nos dois turnos
- Henrique Júnior (PL-MA) – nos dois turnos
- Icaro de Valmir (PL-SE) – nos dois turnos
- João Carlos Bacelar (PL-BA) – 1º turno
- Jorge Goetten (PL-SC) – nos dois turnos
- Júnior Mano (PL-CE) – nos dois turnos
- Luciano Vieira (PL-RJ) – nos dois turnos
- Luiz Carlos Motta (PL-SP) – nos dois turnos
- Matheus Noronha (PL-CE) – nos dois turnos
- Paulo Marinho Jr (PL-MA) – nos dois turnos
- Robinson Faria (PL-RN) – nos dois turnos
- Rosângela Reis (PL-MG) – 1º turno
- Samuel Viana (PL-MG) – 1º turno
- Tiririca (PL-SP) – 2º turno
- Vinicius Gurgel (PL-AP) – nos dois turnos
- Zé Vitor (PL-MG) – nos dois turnos
VEJA COMO CADA DEPUTADO VOTOU NOS DOIS TURNOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA