O presidente Jair Bolsonaro dormiu esta noite em João Pessoa, capital da Paraíba, onde cumpria agenda, e de lá viajou para Georgetown, capital da Guiana. E quem assumirá na sua ausência a Presidência da República será o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Os nomes anteriores na linha de sucessão de Bolsonaro disputarão cargos no Legislativo e, por essa razão, não podem assumir a Presidência para não ficar inelegíveis.
O vice-presidente, Hamilton Mourão, é pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Sul pelo Republicanos. E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disputa a reeleição. Como Pacheco ainda tem mais quatro anos de mandato como senador e não disputará um outro cargo, ele pode assumir a Presidência.
Leia também
Bolsonaro iria fazer essa viagem em janeiro, mas a cancelou por causa da morte da sua mãe, Olinda. Bolsonaro tem interesse em firmar acordos de cooperação econômica com a Guiana após as recentes descobertas de reservas de petróleo e gás no país.
Conforme a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, Bolsonaro partiu de João Pessoa às 7h30. E sua chegada em Georgetown está prevista para as 10h20.
Sua reunião com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, será às 12h30. Às 13h30, os dois presidentes assinarão atos internacionais. E às 13h45, darão declarações à imprensa.
Bolsonaro parte de Georgetown às 16h10, com chegada prevista em Brasília às 20h40.