Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) foi o parlamentar que mais se destacou na defesa do clima e da sustentabilidade em 2021, de acordo com o júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2021. Esta é a segunda vez que Agostinho vence a categoria especial apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021 foram anunciados em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21).
Também foram premiados nessa categoria os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) e os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Joenia Wapichana (Rede-RR).
Leia também
“Estou muito feliz e contente de estar sendo agraciados com o Prêmio Congresso em Foco. A importância de debater o tema das mudanças climáticas, o Congresso em Foco tem sido importante nisso”, disse o deputado, em vídeo gravado. Agostinho estava em missão oficial a caminho da Amazônia.
O júri é uma das três formas de escolha dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021, junto com a votação da internet e a dos jornalistas. O objetivo do júri é fazer uma avaliação especializada dos parlamentares, de acordo com a visão e o posicionamento de vários segmentos da sociedade.
Por conta disso, o corpo de jurados foi formado com o objetivo de garantir pluralidade, com representantes de quatro diferentes segmentos da sociedade: o acadêmico, o empresarial, o trabalhista e o terceiro setor, além de um representante do Congresso em Foco.
Os jurados deste ano são a presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto, a filósofa e ativista feminista negra Djamila Ribeiro, o vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), João Paulo Capobianco, a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, o diretor do Congresso em Foco Insider, Rudolfo Lago, e a coordenadora do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena.
PublicidadeNa avaliação feita pelo júri, os principais critérios levados em consideração foram: assiduidade em sessões deliberativas; participação nos debates do Parlamento; apresentação de propostas legislativas; capacidade de articulação política; combate à corrupção e uso consciente dos recursos públicos; além da defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.
O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso. Além do “Clima e Sustentabilidade”, o prêmio contou com outras duas categorias especiais este ano: “Defesa da Educação”, apoiada pelo Todos pela Educação, e “Mulheres na Política”.