O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), solicitou à Polícia Federal (PF) que investigue o suposto vazamento de documentos obtidos pela CPI da Covid através de quebra de sigilo para a imprensa. Ele anunciou ter ingressado com o requerimento de investigação via redes sociais.
Ricardo Barros compareceu à Comissão Parlamentar de Inquérito na última quinta-feira (12) como convidado, mas teve o depoimento suspenso após causar confusão no colegiado, acusando os senadores que trabalham na CPI de afastarem os vendedores de vacinas do Brasil. O deputado deve comparecer novamente ao colegiado, mas como convocado. A data, porém, ainda não foi definida pelos senadores.
Leia também
“São dois crimes que precisam ser apurados e responsabilizados: o vazamento dos dados sigilosos e o abuso de autoridade. A CPI se utiliza de estratégia covarde para politizar a investigação com o objetivo de me atingir e de atingir o Governo Bolsonaro”, diz o deputado.
Ricardo Barros solicita a Polícia Federal investigação sobre vazamentos da CPI
O deputado federal Ricardo Barros solicitou, nesta segunda-feira (16), a Polícia Federal a investigação e a responsabilização pelo vazamento de documentos sigilosos da CPI da Pandemia.— Ricardo Barros (@RicardoBarrosPP) August 16, 2021
Ricardo Barros, no entanto, não cita quais reportagens foram baseadas no suposto vazamento de documentos a seu respeito.
Barros tem criticado duramente os trabalhos da CPI. Em coletiva de imprensa no Senado, ele chegou a afirmar que não vai deixar de criticar a Comissão nem durante a sua oitiva. O parlamentar se sustenta na sua condição de político e na sua imunidade parlamentar, segundo ele.
Sem citar nomes, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), se manifestou em uma rede social após as publicações de Barros. “Quantas vidas poderiam ter sido salvas se o Governo Federal tivesse se preparado adequadamente e buscado vacinas em tempo hábil, ainda ano passado”, disse se referindo ao aumento da vacinação no Amazonas. “A CPI está apurando estas responsabilidades. Faremos justiça! Bom dia a todos”, emendou o senador.
Esta é a manchete que eu particularmente sempre quis ver no meu Estado, desde o início da pandemia, e no Brasil inteiro.
Quantas vidas poderiam ter sido salvas se o Governo Federal tivesse se preparado adequadamente e buscado vacinas em tempo hábil, ainda ano passado. pic.twitter.com/pqQE8G0daq
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) August 16, 2021
> Ricardo Barros se diz “animado” para depoimento na CPI da Covid