A cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2021 foi marcada por discursos emocionantes dos parlamentares premiados. Os congressistas aproveitaram o evento para defender a democracia, educação, igualdade de direitos e também prestaram homenagens às mais de 600 mil vidas perdidas pela covid-19, além de reforçar a importância da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), 3º lugar na categoria Melhores no Senado, fez um discurso emocionado e, em um discurso forte, reafirmou que a democracia é o melhor terreno para se plantar e colher direitos. “Eu vou morrer defendendo a democracia. Mas também não poderia deixar de agradecer as pessoas que são mais importantes pra mim. Família é onde semeia o amor, não tem orientação sexual, não tem cor da pele”. Ele também agradeceu ao seu esposo Rodrigo e aos seus filhos. Confira na integra o discurso do senador:
Leia também
Outro discurso emocionante foi o da deputada Luiza Erundina (Psol-SP), 1º lugar na categoria Mulheres na Política. Ela usou de seu momento de fala para defender a democracia. A parlamentar reiterou que “o parlamento brasileiro, evidentemente, sofre o impacto de uma realidade complexa, difícil e trágica para o nosso país. O Congresso Nacional tem procurado dar a sua resposta nesse momento grave da vida nacional.”
A deputada dedicou também o seu prêmio ao povo brasileiro, aos familiares, aos amigos, aos companheiros dos mais de 600 mil brasileiros e brasileiras vitimas fatais do covid-19. “Esses merecem nosso carinho, respeito e a todos os familiares sentidos aos seus familiares. Aqueles que perderam entes queridos e que pagaram um alto preço”, concluiu a parlamentar.
PublicidadeEleito 1º lugar na categoria Melhores na Câmara, votação do júri, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) agradeceu a imprensa por seu papel e por ajudar a fortalecer a democracia do nosso Pais.
“Quando a dona Marinha e o seu Humberto viram os seus filhos crescerem, perceberam que só tinha um caminho, o estudo…Quando chegou a época do meu pai estudar, não tinha faculdade no interior do Amazonas, mas a maior dificuldade do meu pai estudar não era falta do dinheiro, e sim a vergonha de ir pra Manaus sem os dentes”, disse o hoje vice-presidente da Câmara:
A senadora Simone Tebet (MDB-MS), 1º lugar em duas categorias do Prêmio Congresso em Foco usou seu discurso para demonstrar a sua solidariedade a todos os familiares das mais de 600 mil vitimas da covid-19 no País. “Uma pandemia que atingiu o Brasil e um dos momentos mais difíceis da nossa história. Além de ter chegado no Brasil como uma crise sanitária, encontrou uma politica de terra arrasada, um desgoverno e um governo que não conhece o Brasil, não conhece nossas mazelas e nossas desigualdades sociais”, apontou a parlamentar.
O senador Humberto Costa (PT-PE), 2º lugar na categoria melhores no Senado – votação da internet, subiu ao púlpito para discursar e agradecer aos votos recebidos. O parlamentar falou da importância do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, considerado por ele o maior acontecimento político do País no período da pandemia.
A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), 1º lugar na categoria Mulheres na Política – votação do júri, celebrou a presença das mulheres na atuação política. A parlamentar falou sobre os ensinamentos da família indígena e sobre a transferência de conhecimento e valores da coletividade. “Parabenizo todas as mulheres que participaram desse prêmio. É uma honra ser a primeira mulher indígena a estar aqui, recebendo esse prêmio”, disse.
O deputado Professor Israel Batista (PV-DF), 1º lugar na categoria Defesa da Educação – voto do júri, dedicou seu prêmio a todos os meninos e meninas de origem pobre. “Eu sou alguém que venho da Samambaia (DF), um lugar muito pobre, e hoje estou aqui como destaque da educação no Congresso Nacional”, discursou. “Hoje é um dia histórico e não só pra mim, minha família e minha equipe. Eu acredito em uma educação pública e de qualidade como a solução dos problemas do nosso país”.
Israel aproveitou pra agradecer a Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, pela participação na premiação. Para ela, a iniciativa é muito importante. “O prêmio simboliza a importância do parlamento para a democracia brasileira e para a promoção de mudanças sociais. Acompanhar isso de perto é um privilégio”, disse.
Priscila continuou: “Nossos parlamentares são peças-chave para que possamos recuperar os prejuízos causados pela pandemia na Educação, para que possamos, em resumo, atuar na reconstrução do Brasil. Fazer parte dessa escolha novamente é uma alegria e uma honra. E principalmente porque essa é uma iniciativa que faz a sociedade parar para analisar a política, a atuação de seus representantes, e também para refletir sobre temas que devem ser do interesse de todos”
O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), primeiro lugar na categoria Clima e Sustentabilidade – votação do júri, agradeceu por ser premiado mais uma vez e ressaltou a importância de debater o tema e as mudanças climáticas. “As mudanças climáticas são o tema mais importante do nosso século, da nossa geração” disse. “Vamos fazer o enfrentamento e o Congresso Nacional tem um papel importante nisso”.
O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), 1º lugar na categoria Melhores na Câmara – votação da internet, defendeu o Congresso e a importância de garantir a liberdade, a representatividade e a democracia. “Se o Congresso Nacional fosse desprezível, os fascistas não estariam tentando fechá-lo”.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), eleito 1º lugar na categoria Melhores no Senado – votação da internet aproveitou o discurso para falar da importância da união dos colegas de CPI na defesa da vida . “Dedico esse prêmio aos companheiros parlamentares que dividiram comigo nesses últimos seis meses uma frente ampla contra o fascismo, uma frente ampla contra a morte, uma frente ampla contra a tragédia que está em curso neste país”, declarou .
O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), 1º lugar em três categorias do Prêmio Congresso em Foco 2021, dedicou seu prêmio a democracia e ao jornalistas que fazem da imprensa um instrumento da democracia.