O primeiro semestre de 2022 foi bem intenso e tenso no Congresso Nacional com a aprovação de projetos de lei prejudiciais às pautas de clima, biodiversidade e direitos socioambientais.
Neste vídeo-boletim de julho de 2022, o advogado ambientalista André Lima, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Ícaro Silva, da consultoria de relações governamentais Pulso Público, compartilham informações e análises do que avançou (e não avançou) em matéria legislativa, com análises e perspectivas para o segundo semestre e o crítico período pós-eleitoral.
O alerta máximo deste boletim fica por conta do período pós-eleitoral, quando parlamentares, sobretudo os não-reeleitos, tentarão de tudo para deixar seu rastro antiambiental. A pauta é densa e tensa.
Está em jogo, no fim de legislatura, a fragilização do licenciamento ambiental, a premiação de grileiros, a promoção do uso de agrotóxicos, a redução de áreas protegidas, a fragilização de normas de proteção das unidades de conservação e o Código Florestal. A lista é grande!
Veja no vídeo abaixo: