O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o grande vencedor na categoria “Melhores no Senado”, na votação da internet, do Prêmio Congresso em Foco 2021. O parlamentar recebeu mais de 67 mil votos na votação popular. Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (Rede-ES) ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.
As três primeiras posições foram ocupadas pelos senadores que tiveram ações de destaque na CPI da Covid, que apurou os crimes cometidos durante a pandemia no país. A 14ª edição do prêmio teve quase 2 milhões de votos no total. Os nomes de todos os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021 foram anunciados na noite desta quinta-feira (21).
Ao discursar, o senador Randolfe prestou homenagem aos seus familiares, bem como colegas da CPI da Covid e dedicou um momento especial para lembrar as vítimas da pandemia. Ele alertou que o ocorrido a tantas famílias não pode entrar no esquecimento. “Esse prêmio não é a mim que pertence. Esse prêmio pertence aos mais de 600mil compatriotas que foram levados pela covid. Esse tempo triste, nós temos certeza que irá passar e uma dor assim pungente que se abateu sobre nosso povo não há de ficar impune”, declarou.
Leia também
A vítimas da pandemia e o trabalho da CPI da Covid também foi registrado pelo segundo parlamentar mais votado na categoria Melhores do Senado, Humberto Costa.
“Tenho ampla convicção do trabalho que nós realizamos até aqui com a CPI da Covid-19. Esse foi o maior acontecimento político até o momento. Lembro de quando começamos a coletar as assinaturas pra realizar a CPI. A CPI serviu pra mostrar os crimes acometidos durante este momento. Então eu quero dedicar este prêmio às mais de 600 mil vidas perdidas pela Pandemia da Covid-19. Este é um reconhecimento do nosso trabalho e nosso objetivo é defender a democracia e ao povo brasileiro”, disse o senador pernambucano.
Contarato dedica prêmio à família
Em um discurso emocionado, o senador Fabiano Contarato, que foi vítima de homofobia, dedicou o prêmio à sua família. “Em um governo preconceituoso, racista, homofóbico, xenofóbico, misógino, eu quero agradecer ao meu marido. Agradeço ao meu filho Gabriel e minha filha, Marina. Só nós sabemos o que fazemos por um Brasil melhor”.
O senador, que foi eleito em 2018 para o primeiro mandato político, também fez questão de destacar a importância da política para o país.
“A democracia é o melhor terreno para se plantar e colher direitos. Eu vou morrer defendendo a democracia (…) Eu fiquei muito tempo criminalizando a política, mas hoje eu faço a verdadeira democracia e e convoco a todos: filiem-se a um partido politico. Se voce não quiser se candidato, não tem problema, você pode construir um projeto na sua cidade, no seu estado. Porque ser cidadão não é apenas viver em sociedade. É transformar esta sociedade”.
Veja abaixo os 10 senadores premiados pela votação popular, em ordem decrescente de votos:
1º Randolfe Rodrigues;
2 º Humberto Costa;
3 º Fabiano Contarato;
4 º Paulo Paim;
5 º Simone Tebet;
6 º Alessandro Vieira;
7 º Jaques Wagner;
8 º Eliziane Gama;
9 º Rogério Carvalho;
10 º Otto Alencar.