As executivas nacionais do PTB e do Patriota anunciaram o plano de fusão dos dois partidos, batizando a nova legenda de Mais Brasil. A união busca aproximar as duas siglas da cláusula de barreira, que não foi atingida na última eleição. Para isso, porém, ainda precisam juntar forças com mais uma ou mais legendas: os dois partidos somados contam com apenas cinco dos 11 deputados federais necessários para superar a cláusula.
Tanto o PTB quanto o Patriota são partidos de direita conservadora, fator que facilitou a unificação. Na convenção nacional do PTB, o apoio à fusão foi unânime, mesmo o partido assumindo a posição mais fraca na nova legenda: quatro dos cinco deputados do Mais Brasil são do Patriota, que também leva vantagem no número de deputados estaduais eleitos, mantendo 17 contra oito do PTB.
O Mais Brasil é a terceira fusão anunciada após o primeiro turno das eleições de 2022. Outro partido com previsão de nascer será o resultante da união do Pros com o Solidariedade, que também não atingiram o mínimo necessário para atingir a cláusula de barreira. Em escala oposta estão o PP e o União Brasil, dois dos maiores partidos na Câmara dos Deputados, cuja união foi anunciada por Arthur Lira (PP-AL).