A bancada do PT no Senado, com nove parlamentares, irá apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando da Casa. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima semana, no Palácio do Planalto.
O anúncio vai sair com o aval do presidente Lula. Em entrevista ao Congresso em Foco, o senador Humberto Costa (PT-PE), relatou que Alcolumbre conversou com os petistas sobre o apoio e disse abertamente querer o apoio do partido. Nos bastidores, o PT negocia um cargo na Mesa ou em comissões de importância em troca do apoio.
“Lógico que pelo fato de o PT ser o partido do presidente da República, nos governos de Dilma e Lula passados, o PT sempre teve a primeira vice-presidência, seria uma decorrência natural. Mas veja bem, uma coisa é isso, seria uma decorrência natural, é uma aspiração legítima. Mas mais importante do que isso é que a gente não tenha um vice-presidente que seja de oposição, pelo menos algum que consiga construir convergência”, pontuou Humberto Costa.
Leia também
Alcolumbre é o favorito da disputa e obteve o apoio do PDT, PSB, PP, União Brasil e PL. As bancadas somam 35 senadores. Com os petistas, a marca vai para 44. O Republicanos, com quatro senadores, deve também endossar a candidatura. Para ser eleito, ele precisa ter 41 votos na eleição de fevereiro do próximo ano.
A maior bancada do Senado, o PSD, com 15 senadores; o MDB, com 10; Podemos, com seis; PSDB e Novo, ambos com um parlamentar cada um, ainda não decidiram quem vão apoiar.
Deixe um comentário