O deputado Professor Israel (PV-DF) foi o parlamentar que mais se destacou na defesa da educação em 2021, de acordo com o júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2021. Professor Israel, de 39 anos, foi o vencedor da categoria especial apoiada pelo Todos pela Educação.
Em seu discurso de agradecimento, o deputado ressaltou o papel da educação como uma prioridade do mandato que assumiu no Congresso. “Eu acredito em uma educação pública e de qualidade como uma única solução para esse país (…) Esse é o propósito que guia o meu projeto político”, declarou.
Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021 foram anunciados em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21). O prêmio foi entregue a Israel por…
Também foram premiados nessa categoria os deputados Idilvan Alencar (PDT-CE) e Professora Rosa Neide (PT-MT) e os senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Marcelo Castro (MDB-PI).
O júri é uma das três formas de escolha dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2021, junto com a votação da internet e a dos jornalistas. O objetivo do júri é fazer uma avaliação especializada dos parlamentares, de acordo com a visão e o posicionamento de vários segmentos da sociedade.
Por conta disso, o corpo de jurados foi formado com o objetivo de garantir pluralidade, com representantes de quatro diferentes segmentos da sociedade: o acadêmico, o empresarial, o trabalhista e o terceiro setor, além de um representante do Congresso em Foco.
PublicidadeOs jurados deste ano são a presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto, a filósofa e ativista feminista negra Djamila Ribeiro, o vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), João Paulo Capobianco, a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, o diretor do Congresso em Foco Insider, Rudolfo Lago, e a coordenadora do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena.
Na avaliação feita pelo júri, os principais critérios levados em consideração foram: assiduidade em sessões deliberativas; participação nos debates do Parlamento; apresentação de propostas legislativas; capacidade de articulação política; combate à corrupção e uso consciente dos recursos públicos; além da defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.
O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso. Além da “Defesa da Educação”, o prêmio contou com outras duas categorias especiais este ano: “Clima e Sustentabilidade” e “Mulheres na Política”.