Como já apontava a terceira parcial do Prêmio Congresso em Foco, os parlamentares de oposição vinham recuperando terreno na disputa com os governistas. A tendência agora se confirma na quarta parcial, especialmente no Senado.
Entre os senadores, a liderança segue com Marcos Rogério (PL-RO). Mas o segundo lugar não é mais de Eduardo Girão (Podemos-CE), como aparecia antes. Agora, o segundo colocado é Fabiano Contarato (PT-ES). E em terceiro está outro importante líder da oposição ao governo Jair Bolsonaro, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Girão agora é o quatro colocado.
Na sequência, formando os dez primeiros senadores, vêm: Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Jaques Wagner (PT-BA), Jorginho Mello (PL-SC), Lasier Martins (Podemos-RS) e Marcos do Val (Podemos-ES).
Na Câmara, oposição também se aproxima
Entre os deputados, a liderança segue de um trio de parlamentares da base de apoio do presidente. Mas deputados da oposição também se aproximaram. Três deputados do PL, partido de Bolsonaro, lideram: Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ).
Leia também
Em seguida, vem a oposicionista Samia Bomfim (Psol-RJ). Atrás dela, o governista Hélio Lopes (PL-RJ).
Seguem, formando os dez primeiros deputados: Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcelo Freixo (PSB-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ) e Glauber Braga (Psol-RJ).
Veja aqui a lista completa da quarta parcial
Além das categorias gerais, há três categorias especiais: Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação; Clima e Sustentabilidade, concedida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e Defesa da Liberdade no Transporte, oferecida pela Buser.
Em Clima e Sustentabilidade, lidera o líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), seguido de Alessandro Molon (PSB-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).
Na Defesa da Educação, os líderes são Hélio Lopes (PL-RJ), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Bibo Nunes (PL-RS).
Na Defesa da Liberdade no Transporte, os três primeiros são Carla Zambelli (PL-SP), Fabiano Contarato (PT-ES) e Bia Kicis (PL-DF).
A votação na internet prossegue até 31 de julho. Além do público, também definirão os vencedores da 15ª edição do prêmio um júri especializado e um grupo de jornalistas que acompanham o Congresso. Segundo o regulamento, outras três parciais deverão ser divulgadas antes do término da votação. O resultado final será divulgado no dia 25 de agosto.
Disputam o prêmio este ano parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Antes de votar, você precisará se cadastrar por email. A votação também exigirá a confirmação do seu endereço eletrônico. Caso o e-mail de confirmação de cadastro não esteja em sua caixa de entrada, verifique também a caixa de spam ou promoções. Quando a mensagem de confirmação chegar, clique no botão “Completar Cadastro” e insira o código numérico de seis dígitos enviados pelo e-mail.
Você começará a votação escolhendo até cinco nomes de destaque entre os senadores. Em seguida, escolha até dez nomes para o destaque na Câmara. Depois dessas duas escolhas, vamos para as categorias especiais.
Em primeiro lugar, escolha até três parlamentares que defendem o Clima e a Sustentabilidade. Depois siga na escolha de até três parlamentares que defendem a Educação e, por último, escolha até três congressistas que trabalham na Defesa da Liberdade no Transporte. A última tela é para você revisar e confirmar seus votos. Se todos os seus escolhidos estiverem lá, é só clicar no botão “Confirmar Votos”.
Lembrando que, caso tenha algum problema de conexão ou feche o navegador por engano, você pode voltar e fazer a votação novamente utilizando os dados de acesso que foram enviados no e-mail de confirmação. O sistema de votação está submetido a monitoramento e auditoria externa, a cargo da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).