A premiação mais importante da política brasileira será lançada nesta terça-feira (28), às 18h30, em transmissão no Congresso em Foco. A divulgação da versão preliminar do regulamento é o primeiro passo de uma campanha que mobiliza parlamentares de todos os partidos e estados. A última edição do Prêmio Congresso em Foco impactou mais de 16,5 milhões de pessoas. Ou seja, chegou ao conhecimento de um número superior à população de países como Bélgica, Bolívia, Cuba, Grécia, Portugal e Suécia.
A entrega da 15ª edição da premiação, realizada no dia 25 de agosto de 2022, superou todas as expectativas em relação à participação popular. Foram 55.823 espectadores que acompanharam o evento de forma online pelo site, pelo YouTube e pelo Facebook. O prêmio é definido por três públicos: a votação popular, na internet, que recebeu 3,5 milhões de votos; a escolha feita por jornalistas que acompanham o Congresso e a seleção feita por um júri especializado, com representantes de vários setores da sociedade.
Leia também
As páginas de votação no site, além das 60 matérias publicadas sobre o Prêmio, foram acessadas por mais de 3,5 milhões de usuários. Já os posts publicados online alcançaram 483.319 pessoas. Mais de 3 milhões de leitores também foram alcançados por jornais. A seleção dos premiados este ano será feita em agosto e a premiação, em setembro. Clique na galeria abaixo para ver como alguns parlamentares pediram votos aos seus eleitores:
E não foram só os congressistas que pediram voto. Artistas como o cantor e compositor Nando Reis também entraram de cabeça no prêmio, pedindo apoio aos seus representantes favoritos. Veja:
A partir da próxima quarta-feira (29) você poderá contribuir com sugestões para aprimorar o nosso regulamento. A exemplo dos anos anteriores, a escolha dos premiados será feita por três públicos distintos: pelos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso; por um júri especializado, com representantes de diferentes setores da sociedade; e pela população, que votará por meio de processo acompanhado de perto pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
A realização do projeto, iniciado em 2006, só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Já confirmaram apoio ao prêmio deste ano, até agora, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Associação Brasileira de Criminalística (ABC), a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC Brasil), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). Outros parceiros estão se juntando a essa lista e em breve terão seus nomes anunciados.