Responsável pela auditagem externa, a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) atestou a idoneidade da votação do Prêmio Congresso em Foco 2022. A disputa pela mais importante premiação da política brasileira movimentou a internet mais uma vez. Ao longo dos 31 dias de votação, durante todo o mês de julho, foram validados 2.545.355 votos. Quase 40% a mais que na edição anterior.
O anúncio dos vencedores do prêmio será feito em cerimônia nesta quinta-feira (25), às 20h, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco e pelas nossas redes sociais. A escolha dos melhores do ano se deu em três frentes: pelo público (na votação da internet), pelo júri especializado e por jornalistas que acompanham o Congresso.
“O sistema utilizado para votação do Prêmio Congresso em Foco 2022 pela internet foi auditado e apresentou elementos de verificação suficientes para atestar consistência e transparência para o processo de registro de votos, bem como para assegurar confiança para os resultados da votação”, diz trecho do documento assinado pelo perito criminal federal Evandro Mário Lorens, da APCF.
Leia também
Veja a íntegra do parecer da APCF
De acordo com o parecer da APCF, os mecanismos de segurança implantados no sistema de votação objetivando coibir votações automatizadas (robôs) foram considerados eficazes no universo amostral de votos avaliado. “Os votos registrados foram monitorados e auditados por meio de ferramentas automatizadas, de forma supervisionada, e por meio de análises pontuais amostrais da equipe responsável pela segurança da informação durante todo o período de votação, a saber, de 1º a 31 de julho de 2022”, diz o documento.
A 15ª edição do prêmio tem duas categorias gerais – Melhores da Câmara e Melhores do Senado – e três categorias especiais – Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação; Clima e Sustentabilidade, concedida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Liberdade no Transporte, oferecida pela Buser.
Publicidade