O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, partido de Arthur Lira (AL), está pressionando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que a sessão para a eleição do presidente da Casa seja presencial. No fim de dezembro, Nogueira enviou a Maia uma consulta formal em nome do diretório nacional do Progressistas, defendendo que o regimento da Câmara prevê apenas a hipótese de votação presencial.
No documento, Ciro Nogueira indaga quais serão os procedimentos adotados pela Câmara e questiona a segurança do processo caso ele seja feito de forma virtual.
Entre aliados de Arthur Lira, a leitura é de que sua campanha tem feito um trabalho mais corpo a corpo com os deputados – ao contrário de Baleia Rossi (DEM-SP), que tem negociado com as lideranças partidárias -, assim, a possibilidade de abordar parlamentares em plenário no dia da votação daria a Lira a chance de conquistar mais votos.
Leia também
Nesta quarta-feira (6), Ciro Nogueira avançou na pressão a Maia e cobrou o presidente da Câmara no Twitter.
Mesmo sob pandemia, milhões de eleitores foram às urnas. Senadores tb irão votar presencialmente. Causa estranheza, no mínimo, Rodrigo Maia defender eleições remotas para seu sucessor na Câmara. Deputados correm mais risco de adoecer de covid que os demais brasileiros?
Publicidade— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) January 6, 2021
Na tarde desta quarta-feira (06), o PP soltou um nota, reforçando a pressão sobre Maia.
Nota dos Progressistas
Havendo absoluta coerência com a decisão da Justiça Eleitoral, que determinou votação presencial nas eleições de 2020, o Regimento Interno da Câmara dos Deputados contempla exclusiva votação presencial, sem previsão de eleições remotas.
Vimos milhares de brasileiros, em plena pandemia, obrigados a ir às urnas, com riscos à saúde dos eleitores, mas respeitando a decisão do TSE.
Da mesma forma, entendemos que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve respeitar os regulamentos, reconsiderando intenção de promover eleições à distância para escolha de seu sucessor e da nova Mesa Diretora, como sinalizou.
Reafirmamos que a Câmara dos Deputados tem plenas condições de promover eleição presencial e segura a todos os parlamentares. A menos de um mês para as eleições da Mesa, mais uma vez a Casa e a população brasileira assistem a uma discussão desnecessária, já que existe um regimento a ser respeitado e não afrontado sem qualquer justificativa plausível.
Senador Ciro Nogueira, preside do Progressistas