A relação do governo Lula com o Congresso Nacional está em seu pior momento desde o início do mandato, segundo os próprios parlamentares. De acordo com pesquisa Painel do Poder realizada pelo Congresso em Foco, hoje os parlamentares dão ao governo uma nota média de 2,41 em uma escala de 1 a 5, nesse quesito.
Esta é a quinta rodada do Painel do Poder realizada durante o governo Lula 3. A nota é a mais baixa dentre esses levantamentos. Em dezembro de 2023, na rodada anterior, a relação do governo com o Congresso tinha uma nota de 2,81.
Leia também
A pontuação da gestão Lula registra queda, mas ainda fica acima do que foi registrado em alguns momentos no governo anterior, de Jair Bolsonaro. A nota da administração anterior variou dentro da faixa de 1,99 a 2,68 no último ano e meio de mandato.
O Painel do Poder é realizado a partir de entrevistas com deputados e senadores. A pesquisa toma a temperatura do Congresso Nacional a partir das opiniões de líderes em temas específicos.
Desarticulação
O resultado da pesquisa indica que o governo federal está em um cenário difícil de navegar. A nota baixa pode prenunciar dificuldades na aprovação de projetos importantes no Legislativo.
O pesquisador André Sathler, que também é um dos coordenadores do Painel do Poder, aponta que a queda na nota se dá também fora da oposição. “Essa é a nota mais baixa entre os parlamentares da base também”, explica. “Há uma percepção de falta de objetividade na organização do governo no Congresso”.
O levantamento detectou piora na avaliação da relação governo-Congresso dentre parlamentares aliados ao governo, independentes ou de oposição. De dezembro para cá:
- Entre parlamentares da base do governo, a nota desceu de 3,35 para 3,24.
- Nos independentes, caiu de 2,45 para 1,96.
- Para os congressistas da oposição, a nota recuou de 2,18 para 1,67.
O humor do Congresso
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site.
Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.