O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) confirmou na manhã desta quinta-feira (1º) que o advogado Cristiano Zanin será indicado pelo presidente Lula (STF) para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A mensagem de Lula com a indicação de Zanin é aguardada para esta quinta-feira no Senado Federal.
“Avaliei positivamente porque é alguém que reúne condições. Esperamos que a mensagem com a indicação chegue ainda hoje”, afirmou Pacheco.
Zanin, que foi advogado do petista na Lava Jato, sempre foi a opção de Lula desde antes da aposentadoria de Ricardo Lewandowski da Corte, o que ocorreu em abril. Para assumir a vaga, Zanin precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa, presidida por Davi Alcolumbre (União-PA) e depois aprovado no plenário da Casa. Pacheco e Alcolumbre já conversaram sobre os trâmites, que, segundo Pacheco, ocorreram de forma tranquila e célere.
“Nada vai travar no Senado”, afirmou o senador.
Pacheco e Alcolumbre jantaram com Zanin na noite desta quarta-feira (31), tão logo o próprio presidente da República conversou com os senadores. A expectativa do governo é que o nome do advogado seja aprovado sem turbulências na Casa.
Leia também
“Ele (Zanin) está otimista. Percorrerá o Senado, visitará os senadores, dentro da normalidade”, afirmou Pacheco.
Publicidade