O senador Fabiano Contarato (PT-ES) protocolou um requerimento na Comissão de Relações Exteriores do Senado pedindo a convocação do ministro das relações exteriores, Carlos França, para prestar esclarecimentos sobre a reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores para atacar o sistema eleitoral. No entendimento do parlamentar, o discurso apresentado foi um ataque à democracia.
Segundo Contarato, a reunião teve como objetivo repetir uma fórmula já experimentada no exterior. “A acusação de fraude do sistema eleitoral é uma prática populista daquele que está prestes a perder as eleições, assim como ocorreu nos Estados Unidos da América sob a gestão de Donald Trump, que insuflou seus apoiadores a recusar o resultado das eleições de 2020 e a invadir o Congresso Americano”, apontou.
Além disso, o senador afirma que os discursos contra o sistema eleitoral representam violação do princípio constitucional do pluralismo político, uma vez que este prevê o direito ao sufrágio universal. “Atacar as urnas eletrônicas significa atacar todos os princípios e instrumentos que sustentam a Democracia brasileira”, complementou.
Leia também
Diante dos indícios de tentativa de ruptura institucional, Contarato avalia como necessária a convocação de Carlos França, uma vez que a responsabilidade de assessorar o presidente durante a relação com representantes estrangeiros é do ministro das relações exteriores. O requerimento, porém, só deverá ser votado em agosto, quando retornam as atividades do Senado.
Confira a seguir a íntegra do requerimento:
Publicidade