Nesta semana nossa coluna vai compartilhar com vocês três importantes entrevistas realizadas com congressistas: um senador e dois deputados federais, representantes dos estados de Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A primeira delas é com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Com ele, tratamos da sua proposta de colocar um fim às reeleições para prefeito, governador e presidente e o aumento dos mandatos para cinco anos. Também abordamos algumas falas do senador sobre temas diversos, o placar do governo versus a oposição do Senado, bem como os fatos polêmicos na relação de senadores envolvidos com o “tratoraço” e suspeita de corrupção na Codevasf, além da regulamentação das redes e a reforma tributária. Finalmente, conversamos sobre a sua atuação parlamentar, seus projetos na área de saúde e o seu polêmico relacionamento com Sergio Moro e demais senadores.
A segunda entrevista foi com o deputado federal Reginaldo Lopes, de Minas Gerais, ex-líder da bancada do PT na Câmara. Os temas principais foram a correlação de forças e o placar governo versus oposição no Congresso e a reforma tributária. Abordamos ainda alguns tópicos como: os principais desafios do governo junto à Câmara e Senado, as expectativas em relação às votações no Congresso, pautas de governo e pautas “ideológicas”, e os tópicos mais importantes na construção da reforma tributária, que funcionará como um importante teste do governo na relação com o Congresso, em especial com a Câmara dos Deputados.
Leia também
A nossa terceira entrevista que realizamos foi com o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). Com ele, discutimos se é possível reverter a privatização da Eletrobras e da Petrobras, o resultado que poderá ter a queda de braço do governo Lula com o Banco Central, o bolsonarismo e a relação de dependência com o mercado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, as chances do fim do PPI na Petrobras, a paralisação na venda das estatais, a diferença no alinhamento de pautas entre o governo federal e a Câmara. E, finalmente, as demais áreas de atuação parlamentar do deputado fluminense.
Publicidade