A rodada mais recente da pesquisa Painel do Poder, realizada em dezembro de 2023 com líderes do Congresso Nacional, indica pouca disposição dos parlamentares em avançar projetos da chamada pauta de costumes nos próximos seis meses. Um destes é a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que, para 70% dos deputados e senadores entrevistados, tem chances baixas ou muito baixas de aprovação.
- É possível contratar o Painel do Poder e receber o relatório completo. Veja aqui como fazer.
A proposta de proibição teve destaque nas notícias no segundo semestre de 2023, quando a Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um relatório do deputado Pastor Eurico (PL-PE) a um projeto que tratava do tema. Com maioria conservadora, a comissão avalizou um parecer que invertia a premissa do texto original, assinado pelo então deputado Clodovil, e estabelecia um veto às uniões homoafetivas.
Leia também
O cenário atual, porém, indica que o tema dificilmente vai ser aprovado em plenário. O Painel do Poder pediu aos entrevistados que avaliassem as chances do Congresso aprovar a proibição do casamento homoafetivo em uma escala de 1 a 5. Os resultados ficaram próximos de 2, mesmo entre os que fazem oposição ao governo Lula.
A pesquisa indica ainda que 72,31% dos deputados não concordam com a proposta de proibição – 67,9% discordam totalmente e 4,62% discordam parcialmente.
Humor do Congresso
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site.
Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.