Em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde novembro do ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023 traz mudanças e riscos significativos para a organização do Banco Central (BC). O principal ponto danoso é a transformação da autarquia em empresa pública, sob o pretexto de garantir autonomia orçamentária e financeira ao BC.
A mudança pretendida na matéria relatada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), no entanto, abre margem para interferências externas nas atividades de Estado do Banco Central, como: controle sobre a inflação do país, execução da política monetária brasileira e determinação da taxa básica de juros no Brasil. Assim, a PEC pode minar a proximidade do órgão com o Executivo, privilegiando o interesse do capital financeiro em detrimento do controle democrático e da transparência.
Leia também
O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, destaca que, além desses fatores, a proposta favorece a “precarização do serviço do Banco e uma menor supervisão de órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU)”. Ele ainda acrescenta que a mudança fragiliza a atuação dos servidores da autarquia.
Atualmente, os funcionários do Banco Central estão sob o Regime Jurídico Único (RJU), que possui prerrogativas próprias. Com a mudança prevista na PEC, os servidores migram para o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Além de afetar a estabilidade funcional, também abre margem para a possibilidade, neste novo regime, do pagamento de supersalários para diretores e alguns detentores de altos cargos.
O governo articula com o Senado formas de aprimorar o texto, apesar de concordar com maior autonomia financeira e administrativa ao órgão, rejeita a ideia da transformação do BC em empresa pública para proteger o papel de Estado que a autarquia exerce. O relator, porém, permanece intransigente nesse ponto.
Além da oposição do governo à transformação, a ampla maioria dos servidores do Banco Central também rejeitam a PEC 65/2023. Mesmo que em votação eletrônica com os funcionários, 74% tenham se manifestado contrários ao texto, a Comissão de Constituição e Justiça realizou apenas uma audiência pública. O próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu que a proposta fosse debatida mais profundamente.
Diante disso, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) organiza na próxima terça-feira (15) um seminário acerca do tema. O evento “Não à PEC 65/2023. Sim ao BC que o Brasil precisa” acontece às 9h no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
“O objetivo do evento, que terá a presença de especialistas de diferentes áreas e parlamentares, é reunir subsídios na busca por uma resolução às questões orçamentárias respeitando o modelo de Autarquia pública e o RJU, e por meio de legislação infraconstitucional, bem como articular o enfrentamento à PEC 65/2023”, explica Fábio Faiad.
Com apoio da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, o ciclo de painéis terá a participação da professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná Larissa Dornelas, do professor da Universidade de Brasília José Luís Oreiro e do advogado José Hailton Lages Jr. Deputados, senadores e lideranças de entidades representativas do funcionalismo também estarão presentes no seminário.
O Sinal é o legítimo representante dos servidores do Banco Central, detentor da carta sindical, com 35 anos de atuação.
Hello!
Do you want to become the best SEO specialist and link builder or do you want to outpace your competitors?
Premium base for XRumer
$119/one-time
Get access to our premium database, which is updated monthly! The database contains only those resources from which you will receive active links – from profiles and postings, as well as a huge collection of contact forms. Free database updates. There is also the possibility of a one-time purchase, without updating the databases, for $38.
Fresh base for XRumer
$94/one-time
Get access to our fresh database, updated monthly! The database includes active links from forums, guest books, blogs, etc., as well as profiles and activations. Free database updates. There is also the possibility of a one-time purchase, without updating the databases, for $25.
GSA Search Engine Ranker fresh verified link list
$119/one-time
Get access to our fresh database, updated monthly! The fresh database includes verified and identified links, divided by engine. Free database updates. There is also the possibility of a one-time purchase, without updating the databases, for $38.
GSA Search Engine Ranker activation key
$65
With GSA Search Engine Ranker, you’ll never have to worry about backlinks again. The software creates backlinks for you 24 hours a day, 7 days a week. By purchasing GSA Search Engine Ranker from us, you get a quality product at a competitive price, saving your resources.
To contact us write to Telegram: https://t.me/DropDeadStudio
b9aitq