A rádio CBN – principal rede de radiojornalismo do país – divulgou no domingo (5) reportagem sobre a maratona de audiências judiciais a que o Congresso em Foco vem sendo submetido pela ação de 43 servidores do Senado que recebem supersalários, vencimentos acima do teto constitucional, de R$ 26,7 mil. No ano passado, o site, dentro de série de reportagens que vem fazendo sobre o pagamento de salários acima do teto – o que contraria a Constituição – divulgou a relação dos 464 funcionários que, com base em auditoria do Tribunal de Contas da União, recebiam supersalários em 2009.
Leia também
Estimulados pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), 43 integrantes dessa lista entraram com ação na Justiça contra o Congresso em Foco, alegando que a divulgação dos seus salários lhes trazia prejuízos.
Veja quem são e quanto ganham os servidores que processam o Congresso em Foco
Em entrevista à CBN, o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, lembra que os vencimentos de todos os funcionários públicos são públicos, uma vez que todas as nomeações de um servidor, assim como todos os proventos a que têm direito, são publicados sempre nos diários oficiais. Além disso, lembra o repórter Eduardo Militão, responsável pelas reportagens, soma-se ao caso o fato de que tais pagamentos acima do teto são irregulares, inconstitucionais. Por conta das ações, individuais e idênticas, o Congresso em Foco enfrenta uma maratona na Justiça, com diversas audiências desde o início do ano acontecendo simultaneamente (já aconteceram 20 audiências de conciliação e outras 23 acontecerão a partir de hoje (6) e nos próximos dias). Para representar o site, a equipe de jornalistas do site vem se revesando nos tribunais.