Após declarações dadas no Plenário da Câmara na quarta-feira (17) pelo deputado de extrema direita Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) , que exaltou a participação do avô ucraniano Bohdan Bilynskyj como combatente voluntário do exército pessoal do ditador alemão Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, o Museu do Holocausto criticou, via twitter o discurso do deputado.
“Ao mesmo tempo em que um neto não pode ser considerado responsável pelas ações de seu avô, é inadmissível que a participação deste em uma divisão da SS nazista seja motivo de orgulho”, publicou o Museu na rede social. “Uma correção: o avô desse deputado federal não estava lutando pela liberdade, e sim pela Waffen SS Galizien, uma divisão da organização paramilitar do partido nazista formada por voluntários ucranianos.”
O Museu ainda explicou que a SS foi a grande executora do Holocausto, sendo diretamente responsável pelo assassinato de milhões de pessoas. Unidades da Waffen-SS Galizien estiveram particularmente envolvidas na repressão aos partisans soviéticos e em massacres contra a população civil polonesa.
Leia também
Até o youtuber Felipe Neto, que frequentemente se envolve em questões e repercussões políticas, se posicionou sobre o assunto:
“Chegamos lá. Finalmente. Deputado bolsonarista enaltece, com todas as palavras, o próprio avô NAZISTA que lutou no exército de Hitler. Pq? Pq ele “lutou contra o comunismo”. Em seguida chama os integrantes do governo atual de comunistas. Ou seja… O q ele quer pro Brasil?”
Confira o que disse o deputado Bilynskyj:
Publicidade“Essas vestes são uma homenagem às minhas origens, ao meu avô Bohdan Bilynskyj, que chegou ao Brasil, em 30 de setembro de 1948, após lutar bravamente pela liberdade de seu país, invadido por russos comunistas. (…) Meu avô Bohdan, aos 20 anos de idade, lutou em uma guerra mundial para libertar a Ucrânia das garras do comunismo. E hoje, como deputado federal, ao lado de meus irmãos, luto contra a instalação de um regime comunista no Brasil”, declarou o parlamentar em plenário, sem apresentar qualquer evidência que confirme o paralelo histórico.
O deputado ainda classificou o avô como exemplo para a própria atuação política e homenageou o Dia Internacional da Vishyvanka, uma veste tradicional da Ucrânia, terra original de seus antepassados.