A ex-senadora Maria do Carmo Alves faleceu, aos 83 anos, na noite deste sábado (31), em Aracaju. Ela estava internada em um hospital particular, tratando de um câncer no pâncreas com metástases hepáticas.
O velório ocorrerá no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. Neste domingo (1º), uma missa será celebrada às 14h, seguida pelo sepultamento às 16h. Maria do Carmo, viúva do ex-governador João Alves, que faleceu em novembro de 2020, deixa três filhos e netos. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, decretou luto oficial de três dias na cidade.
Maria do Carmo do Nascimento Alves nasceu em 23 de agosto de 1941, em Cedro de São João (SE). Formada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, foi a primeira mulher eleita senadora por Sergipe e a primeira mulher a cumprir três mandatos consecutivos no Senado Federal (1999-2007, 2007-2015, 2015-2023), período em que esteve filiada ao DEM e ao PP.
Entre seus projetos mais significativos está o Pró-Mulher, que proporcionou educação e assistência médica gratuita a milhares de mulheres carentes. Em 2019, ela ajudou a fundar a bancada feminina no Senado, assinando o projeto de resolução que a estabeleceu no Regimento Interno da casa (PRS 36/2021). Nos últimos dois anos de seu mandato, Maria do Carmo foi a decana do Senado e decidiu não concorrer à reeleição em 2022, optando pela aposentadoria da vida pública. Durante seu tempo no Senado, também se licenciou três vezes para chefiar secretarias em governos de seu marido.
Leia também
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), manifestou suas condolências: “Neste sábado, Sergipe se despede da advogada e ex-senadora Maria do Carmo Alves, que fez história como a primeira mulher a cumprir três mandatos consecutivos no Senado Federal. Seu trabalho legislativo foi marcante pelo combate à violência doméstica e pela promoção da participação feminina no mercado de trabalho e na política. A todos os filhos, netos e amigos, envio meus mais sinceros sentimentos.” (Com informações da Agência Senado)